Aparelhos Ortodônticos : Dentes Tortos e Desalinhados Nunca Mais

Aparelhos Ortodônticos : Dentes Tortos e Desalinhados Nunca Mais

Aparelhos Ortodônticos : Dentes Tortos e Desalinhados Nunca Mais

Aparelhos ortodônticos são uma opção para quem deseja obter o sorriso dos sonhos.

Quando uma pessoa não está satisfeita com o seu sorriso e pensa em um tratamento para corrigir os dentes, várias dúvidas em relação aos aparelhos vêm à mente, como:

Qual o tipo de aparelho ortodôntico mais indicado ?

Qual é o mais eficiente? 

Qual é o mais barato ?

Ainda há muitas questões sobre esse assunto, chegando ao adiamento do tratamento e comprometendo  a reabilitação do sorriso.

Para ajudar quem está com essas dúvidas escrevi esse artigo respondendo  algumas das principais questões.

Acompanhe  para conhecer as vantagens e desvantagens que você não pode ignorar. E claro, entender como você poderá começar o seu tratamento o quanto antes .Afinal, dentes tortos e desalinhados ,nunca mais.

Quais são os tipos de aparelhos ?

São vários tipos de aparelhos usados em tratamentos ortodônticos, fixos, removíveis e ortopédicos. Os aparelhos ortodônticos fixos tradicionais são os metálicos, os estéticos de porcelana, zafira. No estético também pode ser indicado o aparelho fixo lingual. 

Os aparelhos removíveis são para pequenas movimentações. Também existem aparelhos removíveis usados para tratamento de bruxismo (ranger dentes), como para ronco e apneia. Nos aparelhos ortopédicos existem inúmeros de tipo de aparelhos, como disjuntores, mantenedores de espaço, entre outros. 

Qual é o procedimento para fazer o tratamento com aparelhos ortodônticos : passo-passo

Para iniciar tratamento de ortodontia o primeiro passo é os exames radiológicos solicitados pelo profissional. Esses exames é a documentação ortodôntica composta por radiografias, traçados, etc. Após a realização dos exames será feito todo planejamento do tratamento do cliente. E então inicia o tratamento colocando os brackets, tubos e fios. Que servem para a movimentação dos dentes. 

No dia que é feito a colagem do aparelho, o cliente muitas das vezes pode sentir certa sensibilidade, que pode variar de um a dois dias. Depois vai se acostumando com o aparelho. Pode se usar uma cera para proteger a bochecha dos bracket,s evitando atrito. 

Na consulta de instalação do aparelho é passado todas a orientações, como o cliente manter os cuidados com a higiene, nas escovações, fio dental, para evitar manchas, caries, e também continuar a fazer suas consultas periódicas e limpezas no clinico geral. O tipo de aparelho ortodôntico a ser utilizado em cada caso vai depender do problema e da má oclusão com fins funcionais e estéticos, alinhamento dos dentes, posicionamento do dente, etc.

Qual aparelho dental aparelho é o mais indicado para cada caso ?

A indicação do tratamento ortodôntico é para toda pessoa que tenha uma boa saúde bucal, com tratamento de clinica geral em dia, sem problemas periodontais. O importante é o tratamento de ortodontia ser bem planejado e executado pelo um profissional qualificado. E claro que o cliente precisa seguir todas as orientações para que junto seja alcançado o resultado com êxito. Tais orientações como higiene, uso correto dos dispositivos, consultas regulares, etc. 

Como os os aparelhos alinham os dentes ?

Depois de instalado o aparelho ortodôntico, forma uma força que empurra ou puxa os dentes para a direção que o profissional estipular. As movimentações dos dentes ocorrem devagar ao longo do tratamento. 

Quanto tempo dura um tratamento com aparelho dentário ?

Normalmente o uso dos aparelhos fixo varia de dois a dois anos e meio, pois há necessidade de respeitar os limites de movimentação evitando assim alguma lesão na raiz, como também problemas periodontais. 

Após concluir o tratamento com aparelhos fixo, será feita toda remoção do mesmo e colocado uma placa de contenção superior (aparelho móvel) e na parte inferior uma contenção fixa. Essas contenções vão manter o resultado alcançado do tratamento, evitando que os dentes saiam da posição.

Depois que retirar o aparelho preciso voltar ao dentista ?

Conforme cada caso de tratamento faz se necessárias consultas para monitorar a estabilidade do tratamento, ou seja, consultas de pós-contenções. As consultas de pós-contenções, o cliente será marcado com um período maior de meses, não tendo na maioria das vezes necessidade de comparecer mensalmente.

Veja aqui um antes e depois, após o uso do aparelho ortodôntico fixo 

Caso exista alguma dúvida ,entre em contato conosco .

Aqui, pelo mapa, você poderá nos localizar com facilidade.

Ficaremos felizes em atende-lo .

Forte Abraço.

Facebook Comments
Alexandre Voltolini

Alexandre Voltolini

Dr. Alexandre Voltolini, natural de Blumenau, graduado em odontologia na Universidade de Blumenau – FURB. Pós-graduado em Ortodontia e especializado em Implantodontia.
Alexandre Voltolini

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *