Cirurgia para extração do dente de siso : Quando realmente é necessário?

Cirurgia para extração do dente de siso : Quando realmente é necessário?

Cirurgia para extração do dente de siso : Quando realmente é necessário?

Quando se fala em extração de dentes sempre gera uma preocupação ou ansiedade quanto a cirurgia, principalmente quando envolve o dente de siso, pois bem neste artigo vou passar algumas informações importantes para você ficar mais tranquilo para este tipo de procedimento.

A palavra cirurgia sempre atemoriza as pessoas com razão, tem que ter seus cuidados. Uma dica importante é sempre ter referencia do profissional de qualidade e experiente onde se conquista a confiança.

Sempre devemos prestar muita atenção nas indicações, porque nem todo paciente precisa das extrações dos sisos, pois possuem espaço na boca sem comprometer as estruturas adjacentes como alteração na mordidas, dificuldade de escovação e outros.

Quem precisa fazer a cirurgia de extração do dente siso ?

A extração dos sisos deve ser feita sempre que é diagnosticado com algum problema ou que possa ser acarretado, por outro lado vai servir como qualquer outro dente fazendo sua função mastigatória, A indicação da extração se relaciona a:

  • Falta de espaço na arcada dentária onde pode haver a movimentação dos dentes,acarretando o desalinhamento dos mesmos.
  • Incapacidade de higienização adequada por dificuldade de acesso ocasionando mau cheiro e lesão de cárie.
  • Alterações de oclusão onde é observado apinhamento dos dentes sem causa aparente.
  • Siso incluso que não consegue nascer pela falta de espaço, ou devido à inclinação causada pela impactação.
  • Pericoronarite que é uma inflamação que circunda o dente de siso, causando muita dor.

Como o procedimento realizado ?

O procedimento consiste em anestesia local próximo do dente a ser extraído, se o dente ainda não nasceu será feita a incisão e afastamento da gengiva, dependendo da posição é necessário o corte do dente para facilitar a remoção, e então a sutura (pontos) são dados para fechar as bordas e evitar sangramento. O tempo poderá variar muito por vários fatores, mas em média dura uma hora para a extração dos quatros sisos.

Preciso ficar de repouso por quanto tempo após a extração do siso  ?

Serão prescritos medicamentos para evitar infecções e para não doer. O pós-cirúrgico é muito importante para a boa recuperação do cliente, como seguir as recomendações que serão dadas.

Permanecer em repouso pelo tempo recomendado, que são estipulados de acordo com cada procedimento, tomar os medicamentos receitados nos horários corretos contribui para um bom pós-operatório, sendo uma recuperação satisfatória.

A inflamação faz parte do processo de controle bacteriano, mas deve ser controlado o que é feito pelo medicamento. É normal ter um pouco de inchaço devido o trauma que ocorre na região.

A cirurgia dói? Causa inchaço?

O paciente estando anestesiado não sentirá dor durante o ato cirúrgico, e após não são relatados dores, mas um pequeno incômodo devido à dificuldade de abrir a boca, a maioria dos clientes se impressiona achando que seria pior devido às expectativas criadas.

Se não retirar o dente siso posso ter maiores complicações futuramente?

A não extração do siso quando recomendado pode acarretar em problemas maiores no futuro, como alguns já descritos neste artigo, mas os mais comuns são dores na região do siso, apinhamento dos dentes, formação da raiz próxima ao nervo deixando a cirurgia cada vez complicada.

Apenas uma avaliação criteriosa poderá diagnosticar a necessidade da extração do dente siso. Se você ainda tem alguma dúvida em relação a esse procedimento, entre em contato conosco.Ficaremos felizes em ajuda-lo !

Há mais de 14 anos atuando como dentista em Blumenau, percebi que ,vários problemas graves poderiam ter sido evitados se os pacientes não tivessem adiado por tando tempo uma simples consulta.

Então,não adie a sua avaliação.

Forte Abraço !

Facebook Comments
Alexandre Voltolini

Alexandre Voltolini

Dr. Alexandre Voltolini, natural de Blumenau, graduado em odontologia na Universidade de Blumenau – FURB. Pós-graduado em Ortodontia e especializado em Implantodontia.
Alexandre Voltolini

Você também pode gostar:

One thought on “Cirurgia para extração do dente de siso : Quando realmente é necessário?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *