Endodontia

endodontia

Um dos sintomas mais perceptíveis que pode indicar a necessidade de um tratamento de canal é a dor de dente. A intensidade da dor pode variar de mediana a grave; ela pode diminuir ou intensificar ao longo do dia, ou pode piorar […] apenas quando você morde com o dente.

O que é o tratamento de canal (Endodontia)?

O tratamento de canal é um método em que se conserva o dente removendo a polpa inflamada , evitando, portanto, a extração do dente. Na verdade,o tratamento de canal é a remoção do tecido pulpar dental, uma estrutura viva que contém, entre outros elementos, nervos e vasos sanguíneos.

Para quem é indicado?

O tratamento é indicado em situações que a polpa vital se apresenta inflamada, com dor espontânea (pulpite) em decorrência da exposição da dentina por cárie profunda, fratura da coroa, trauma oclusal, lesões endo-periodontais, retração gengival.

Ou, quando a polpa perde a vitalidade (polpa necrosada) e compromete a estrutura que envolve a raiz, provocando inflamação da membrana periodontal e do osso de modo assintomático (granulomas e cistos) ou com dor (abscesso).

Também quando necessitamos colocar núcleos (pinos) nos dentes para suportarem uma coroa.

O dente que apresenta tratamento de canal não é considerado um dente morto, pois embora o dente não contenha mais a estrutura vital no seu interior (a polpa), a parte radicular é envolvida em sua superfície externa por um ligamento vivo (membrana periodontal), permitindo que esse elemento dental continue a executar suas funções normais sem nenhum prejuízo.

Procedimento:

Hoje pode se dizer que através do avanço tecnológico o tratamento de canal pode ser realizado em apenas uma sessão, usando o sistema rotatória dos canais radiculares (maior capacidade de limpeza do canal radiculares e a odontometria que determina o comprimento do canal), especialmente se o dente não estiver infectado (se não houver presença de bactérias no canal).

Na presença de pus, hemorragia persistente, tumefação ou em retratamentos e casos especiais, os tratamentos pode levar duas sessões.

Cuidados após a conclusão do tratamento

Dentes tratados e restaurados podem ser preservados por anos com os devidos cuidados. Os tratamentos de canal possuem resultados de muito sucesso. Evite mastigar alimentos duros ,isso que pode danificar o canal. E não esqueça de praticar a boa higiene bucal, evitando assim, problemas futuros.

Saiba mais sobre tratamento de canal aqui no nosso blog

Em caso de dúvidas, agende uma consulta ou entre em contato conosco.

Ficaremos felizes em atendê-lo.
Vamos cuidar do seu sorriso.

 

Facebook Comments