Implantes dentários ou dentaduras: Qual é o melhor tratamento para o seu caso?

Implantes dentários ou dentaduras: Qual é o melhor tratamento para o seu caso?

Implantes dentários ou dentaduras: Qual é o melhor tratamento para o seu caso?

Implantes dentários ou dentaduras? É muito comum ,quando se pensa em uma solução para recuperar o sorriso, surgirem muitas dúvidas antes de optar pelo melhor tratamento.Uma das dúvidas mais recorrentes na cabeça de quem quer restabelecer a dentição é: quais são as vantagens e desvantagens em relação ao implante dentário e a tão famosa dentadura?

Afinal, ninguém quer correr o risco de fazer um investimento errado e sofrer de arrependimentos a médio longo prazo .Por isso,é muito importante entender como funciona cada tratamento, para assim tomar a melhor decisão.

Bom,se você deseja descobrir os prós e o contras de cada tratamento, acabar de vez com as suas  dúvidas,e ter a oportunidade de escolher entre estas duas soluções de formar segura e consciente ,continue lendo esse texto:

A pergunta quer não quer calar: Qual a diferença real entre implantes e dentaduras?

“Os implantes dentários funcionam como se fossem substitutos das raízes dos dentes e servem para sustentar a prótese”.

Já a dentadura é um conjunto dentes artificiais que são fixados à gengiva,por meio de produtos e materiais específicos.

implantes dentarios e dentadurasDentadura e implante

São diversos fatores que podem determinar a escolha do melhor tratamento para o seu caso.

Vamos conhece – las?

Estética dental 

Obviamente, a estética oral através dos implantes dentários será, sem dúvidas, superior ao de uma dentadura.

Isso acontece pois, o objetivo dos implantes é realmente simular o mais próximo possível um sorriso natural.Sem falar que,o fato de estarem bem presos e fixos a estrutura do maxilar(osso),os riscos de caírem e darem origem a algum tipo de situação constrangedora e vergonhosa são praticamente nulos.

Algumas dentaduras provocam um efeito mais superficial, deixando mais evidente que aquele sorriso não é natural,isso acaba gerando muito desconforto ao paciente.

Com os  implantes dentários será muito difícil perceber que se submeteu a uma cirurgia,sendo assim você poderá sorrir à vontade ,sem qualquer receio ou medo de não levar em seu rosto um sorriso real.

Função mastigatória

Uma das consequências da perda dentária é a dificuldade de mastigação, o que pode levar os pacientes a desenvolverem alguns problemas de saúde. Sem dúvidas, um dos principais benefícios de um implante dentário é a recuperação da função mastigatória,que realmente são muito superiores aos de uma dentadura.

Alguns problemas  costumam ser muito comuns no uso de dentaduras,como a movimentação da prótese e a queda de dentes artificiais.Já os implantes dentários,se encontram bem fixos a estrutura óssea ,o que dá sustentabilidade para uma correta mastigação e trituração dos alimentos.

De fato,o implante dentário,é a solução mais viável para quem tem como objetivo conquistar a funcionalidade mastigatória dos seus dentes naturais,uma vez que, se assemelham muito com a função natural.

Proteção da estrutura óssea

A atrofia da estrutura ósseo maxilar(osso onde fica a raiz dos dentes),está diretamente relacionada a  ausência dos dentes.Esse problema pode ser comum para quem usar dentaduras ao longo tempo,mas pode ser evitado através da realização de implantes dentários.

Porém,para que haja a proteção do osso, é necessário que o implante dentário seja instalado,o mais rápido possível, pouco tempo após a queda dos dentes. Quanto mais tempo sem os dentes, maiores serão os riscos da estrutura óssea maxilar vir a apresentar danos.

Quem opta por dentaduras quase sempre sofre com esse tipo de problema no osso, uma vez que,com a ausência da raiz do dente,o osso perde sua utilidade,atrofiando de forma gradual.Essa situação só poderá ser revertida através de uma cirurgia de enxerto ósseo.

Se você não quer ter problemas futuros e deseja evitar que sua estrutura maxilar ósseo seja danificada,o mais indicado é o tratamento com implantes dentários ,evitando o uso de dentaduras.Com o passar do tempo sua estrutura ósseo se manterá em perfeitas condições.

Resistência, Durabilidade e Custo beneficio

O implante dentário quando acompanhado por uma boa manutenção diária e visitas periódicas preventivas ao dentista, poderão “durar por uma vida toda”.Os implantes são elaborados com materiais de altíssima qualidade, o que os tornam extremamente duráveis e resistentes, havendo  casos de implantes que duram por muitos e muitos anos.

Na hora de fazer o investimento pode até se pensar que é um tratamento muito caro e que não vale a pena ser feito,mas na verdade, um implante dentário a médio longo prazo significa um investimento inteligente e seguro ,e até do ponto de vista econômico é muito compensatório.

Infelizmente,não podemos dizer o mesmo das dentaduras, que frequentemente, acabam causando alguns transtornos ao longo de seu uso,pois é necessário um cuidado redobrado em sua manutenção,pois se revelam mais frágeis, acabando, muitas vezes,não durar o número de anos desejados pelos pacientes que a usam.Quando se opta por implantes, o mais comum é não precisar de trocá-los durante muito anos.

Insatisfeitos com suas próteses(dentaduras) seja pela razão estética ou pela mastigação comprometida é muito comum pacientes virem ao consultório buscando um implante dentário.

O custo de um tratamento com implante realmente pode parecer alto, mas se você considerar e levar em conta a durabilidade do tratamento e agregar a isso o bem-estar,a recuperação das funções naturais dos dentes, a estética e melhoria da sua autoestima,fica claro que esse será um dos melhores investimentos que você vai fazer na sua vida.

E aí? Qual será o melhor tratamento indicado para o seu caso?

É obvio que apenas esse texto não poderá definir de fato qual será o melhor tratamento para o seu caso. Mas, pode esclarecer muitas dúvidas que te fazem adiar o seu tratamento, deixando o sonho de obter o seu sorriso de volta muito mais distante.

O mais indicado é que você faça uma avaliação dentária completa , para que assim, junto com o profissional,você possa optar pelo melhor tratamento para o seu perfil.Nessa avaliação inicial,todos os fatores relacionados aos possíveis tratamentos serão esclarecidos de forma mais objetiva e pontual,assim você poderá escolher de forma segura e sem riscos a melhor opção para voltar a sorrir.

Em caso de dúvidas, agende uma consulta ou entre em contato conosco.

Ficaremos felizes em atendê-lo.

Vamos cuidar do seu sorriso.

Facebook Comments
Alexandre Voltolini

Alexandre Voltolini

Dr. Alexandre Voltolini, natural de Blumenau, graduado em odontologia na Universidade de Blumenau – FURB. Pós-graduado em Ortodontia e especializado em Implantodontia.
Alexandre Voltolini

Você também pode gostar:

3 thoughts on “Implantes dentários ou dentaduras: Qual é o melhor tratamento para o seu caso?

  1. paulo henrique lima

    Muito interessante o artigo, eu estava querendo colocar implante. Quantos implantes seriam necessarios para sustentar todos os dentes, uma protese completa, superior e inferior. E outra duvida, eh possivel escolher cor e formato dos dentes, pois nao gostaria de nada branco de mais, como parece ser meio que a moda atual, mas nao gosto, e nem tudo certinho, retinho… tambem me parece estranho….
    Eu ainda tenho alguns dentes, mas preferiria tirar logo todos para fazer um implante total, ao invez de usar ponte etc… ai entra duvida, o ideal seria fazer as extracoes onde for implantar, ou nao tem necessidade?
    Por fim, media de preco do implante e prazos
    claro tudo uma estimativa… eu cheguei a ver alguma coisa um tempo atras, por um anuncio da tv, mas achei os valores muito altos e as formas de pagamentos nao ajudavam. Pouco depois, essa empresa “faliu”

    1. Alexandre Voltolini Post author

      Bom dia Sr Paulo,
      Em questão do formato e cor do dente é possível escolher sim, até por que unimos o funcional com a estética…Sobre extrair todos os dentes teria que avaliar…
      Media dos preços cada implante (parafuso) R$ 900.00.
      Se você tiver interesse em uma avaliação sem compromisso para tirar as dúvidas e conhecer o profissional, posso agendar.
      Fernanda.
      3340-4679

  2. Pingback: Prótese Fixa, móvel ou implantes? - Coro GV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *