Manutenção e limpeza dos implantes dentários : aprenda o que você deve fazer para manter o seu sorriso perfeito.

Manutenção e limpeza dos implantes dentários :  aprenda o que você deve fazer para manter o seu sorriso perfeito.

Manutenção e limpeza dos implantes dentários : aprenda o que você deve fazer para manter o seu sorriso perfeito.

Você sabia que a falta de higienização dos implantes dentários pode ocasionar doenças e até mesmo a perda do implante realizado?

É isso mesmo!

Alguns pacientes imaginam que depois de se submeterem ao um implante não precisarão cumprir com sua rotina de higienização bucal.

Na verdade, assim como a os dentes naturais, o implante precisa ser acompanhado periodicamente pelo dentista, e a  higienização realizada pelo paciente constantemente monitorada, e dependendo da situação,do tipo de prótese e quantidade de implantes, muitas vezes, o dentista precisará remover a prótese para realizar a limpeza  da região corretamente.

Se você quiser descobrir de maneira prática e objetiva como cuidar e manter o seu implante dentário continue me acompanhando.

Primeiro vamos falar de algumas consequências da má higienização dos implantes e próteses dentárias.

Doenças relacionadas a falta de manutenção e limpeza dos implantes dentais

Quando a higienização e manutenção dos implantes são feitas de maneira inadequada ,o paciente corre um sério risco de adquirir doenças como: a mucosite e periimplantite ,uma relacionada a inflamação da gengiva e a outra do osso ,o que pode levar a perda do implante dentário.

Muitas das vezes ,o paciente não percebe a doença,devido a ausência de sintomas claros e quando o diagnostico é tardiamente realizado,a situação pode se tornar irreversível provocando o fracasso do implante.Portanto, sangramentos e mudança de cor da gengiva; dor, e movimentação do implante, devem ser observados com muito cuidados e entendidos com um sinal de alerta.Essas características indicam problemas mais graves e merecem um acompanhamento bem especifico do profissional.

Mas ,para prevenir todos esses transtornos basta realizar a limpeza diária com todo o cuidado e dedicação.Veja abaixo como é simples.

Higienização Diária e Cuidados

Os resíduos alimentares deverão ser removidos após qualquer tipo de refeição, impedindo a inflamação da gengiva ao redor do implante e a formação do tártaro. Então para evitar qualquer transtorno após o paciente obter o sucesso do tratamento com implantes, será necessário que faça a higienização em casa como se faz nos dentes naturais. Com frequências, sempre após cada refeição. Usando escovas macias, fio ou fita dental, passa fios, escovas interdentais, raspadores de língua, enxaguantes, etc.

Também existem aparelhos de jatos de água, principalmente para próteses fixas.Nas higienizações você pode iniciar pela escovação suave dando bastante atenção em todos os dentes. Para os espaços entre as próteses e o implante passe a escova interdental.  

Após as escovações você passara o fio dental, podendo ser com ajuda do passa fio. Lembrando que o fio dental precisa fazer o contorno na gengiva. Fazendo esta etapa então se raspa bem a língua para evitar a placa que normalmente fica sobre ela. E para finalizar fazer bochecho com enxaguante bucal.

Conheça alguns produtos que auxiliam na manutenção e higienização diária das próteses

manutençao e higienizaçao de implantes dentarios (1)

Já no período de planejamento do implante dentário todas as orientações necessárias para a limpeza e manutenção das próteses são fornecidas ao paciente, para que assim, não haja nenhum problema na execução dos cuidados.Aqui,você pode acompanhar o nosso passo a passo para planejar o seu implante dentário.

Manutenção e acompanhamento com o dentista

Consultas periódicas com dentista são de extrema importância para acompanhar a saúde dos dentes e dos implantes. A constância  de visitas ao dentista é definido pelo dentista, baseado na capacidade de limpeza do paciente, pelas condições em que se encontram os implantes e pelas estado de saúde das gengivas. Normalmente, essas avaliações ou consultas frequentes podem variar de três a seis  meses.Esse acompanhamento feito com o profissional é fundamental para manter o implante perfeito por muitos e muitos  anos.

Lembra daquele ditado ?

É melhor prevenir que remediar “

Então,se comprometa com as rotinas de higiene bucal.Fazendo isso ,você vai evitar problemas futuros e terá muitos motivos para continuar sorrindo.

Em caso de dúvidas, agende uma consulta ou entre em contato conosco.

Ficaremos felizes em atendê-lo.

Vamos cuidar do seu sorriso.

 

Facebook Comments
Alexandre Voltolini

Alexandre Voltolini

Dr. Alexandre Voltolini, natural de Blumenau, graduado em odontologia na Universidade de Blumenau – FURB. Pós-graduado em Ortodontia e especializado em Implantodontia.
Alexandre Voltolini

Você também pode gostar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *