Se você usa usa prótese dentária removível esse texto definitivamente é pra você.

Se você usa usa prótese dentária removível esse texto definitivamente é pra você.

Se você usa usa prótese dentária removível esse texto definitivamente é pra você.

Sinto dor e desconforto.

Minha prótese dentária está machucando a minha gengiva.

Estou com dificuldades para falar.

A minha prótese quebrou.

Perdi a prótese dentária. O que faço?

Minha prótese está manchada e com uma aparência horrível.

Uso prótese removível e minha gengiva está inflamada

Os grampos da prótese estão aparecendo

Minha prótese está frouxa. E agora?

 

Essas são algumas das reclamações mais comuns de quem usa prótese removível (parcial ou total).

Os problemas relacionados à prótese não são inicialmente visíveis. Você já deve ter percebido que, quando você começou a usar sua prótese dentária, ela se encaixava perfeitamente e era bastante confortável.

O verdadeiro problema começa a aparecer quando, devido à falta de dentes, há uma perda de estrutura óssea e lesões do tecido da gengiva. O ajuste da prótese que antes eram confortável começa a se soltar e se mover desconfortavelmente dentro da sua boca.   

Depois de algum tempo usando as próteses dentárias, juntamente com a perda natural dos dentes naturais, o osso do maxilar e as gengivas irão, claro, sofrer mudanças em sua estrutura e sua forma. Assim, aquelas próteses que eram perfeitamente justas começam a se mover causando diversos problemas para sua saúde bucal.

Conheça alguns problemas causados por prótese dentária removível mal ajustada.

Dor e desconforto: Quando o material da prótese é pressionado e friccionado contra as gengivas, ele, por ser um material resistente, pode provocar inflamações e feridas que doem muito. Inclusive, podem inflamar se não forem tratadas adequadamente.

Problemas na fala e comunicação: Quando a prótese está desajustada fica muito difícil falar claramente. O movimento constante da prótese interfere no momento da pronúncia das palavras dificultando a dicção.

Problemas com alimentação e mastigação: Mastigar e comer bem se torna um grande desafio para quem está enfrentando problemas com próteses dentárias. O que deveria ser simples acaba se tornando um momento muito desconfortável, resultando em problemas alimentares, como: emagrecimento, falta de apetite, etc..

Já tentou comer um alimento mais duro com a prótese desajustada? É muito ruim, doloroso e frustrante. E Comer em uma festa? Nem pensar! Sempre bate aquela insegurança e o aquele medo de passar vergonha na frente dos convidados.

Sons e barulhos indesejáveis: Quando as próteses estão inadequadas e se movem dentro da boca é muito comum produzir sons estranhos. Isso acaba sendo muito embaraçoso e desanimador, principalmente em algum momento em uma conversa ou apresentação diante do público.

Perda da confiança e auto-estima: Sempre que, quem usa prótese, precisa abrir a boca para falar ou sorrir, aparece aquela insegurança intimidadora. Você fica com medo que as pessoas ao seu redor vejam o movimento de suas próteses dentro da sua boca  e o pavor aumenta quando você pensa na possibilidade de que as próteses possam cair completamente da sua boca na frente das pessoas. Sinceramente? Essa possibilidade é real e já aconteceu com várias pessoas. 

Diante disso, as pessoas começam a se esconder, não saem mais de casa, não vão à festas, falam cobrindo a boca, não riem, enfim… tudo isso por medo de enfrentar essa dolorosa situação.

Mas o que você pode fazer para resolver essa situação?

Primeiro, marcar uma avaliação rapidamente com seu dentista para avaliar o seu caso. Talvez, como na maioria das vezes, o seu caso nem seja tão complicado assim.

Bom, dependendo do caso você pode optar por duas alternativas:

Você pode refazer suas próteses ou optar por um implante dentário.

Agora, quero falar um pouquinho sobre os implantes dentários e, em breve, falo mais sobre as próteses removíveis. 

O implante é a melhor forma de reposição dos dentes perdidos.

O procedimento se dá pela instalação de um implante que é um pino de titânio intra-ósseo, muito resistente e pela coroa que é uma prótese fixa sobre o implante.

O implante dentário é tratamento que mais se assemelha aos dentes naturais em termos de função mastigatória por desempenhar o papel fundamental da raiz do dente. E a estética é obtida através da prótese fixada no implante.

O pós operatório é leve e o paciente terá restrições alimentares em média por três dias e poderá voltar com suas atividades profissionais em pouco tempo.

O local pode apresentar um leve inchaço e são raros os relatos dos meus pacientes que se queixam de dor, quando todas as orientações são seguidas corretamente.

Antes do procedimento cirúrgico é necessário a realização de alguns exames, como: radiografias, exames de sangue, enfim, isso vai variar de caso para caso. Mas tudo isso definimos na primeira consulta.

O implante dentário, com certeza, é o melhor tratamento para quem perdeu um ou mais dentes, as cirurgias são em sua maioria um sucesso e dificilmente há problemas. A vantagem de um implante dentário em relação a qualquer outro tratamento é muito superior.

A durabilidade de um implante assim como os dentes naturais, se bem cuidados, com uma boa higienização feita pela o paciente e visitas regulares ao dentista, podem durar para o resto da vida. O segredo está na manutenção adequada. Caso ocorra algum desgaste na prótese fixa sobre o implante, ela poderá ser facilmente substituída sem a necessidade de uma nova cirurgia.

Espero ter ajudado!

Se você quiser agendar uma avaliação conosco para responder e tirar todas as dúvidas referentes ao seu caso, ligue para nossa equipe que vamos atende-lo, os telefones são: 

47 3340-4679
47 9 9131-9455 (whatss-app)

Ou, você pode preencher esse formulário abaixo que entraremos em contato com você.

Forte abraço.

Esperto você!

 

Facebook Comments
Alexandre Voltolini

Alexandre Voltolini

Dr. Alexandre Voltolini, natural de Blumenau, graduado em odontologia na Universidade de Blumenau – FURB. Pós-graduado em Ortodontia e especializado em Implantodontia.
Alexandre Voltolini

Você também pode gostar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *