Tratamento de Canal – Uma Alternativa Segura Para Salvar Os Dentes

Tratamento de Canal – Uma Alternativa Segura Para Salvar Os Dentes

Tratamento de Canal – Uma Alternativa Segura Para Salvar Os Dentes

Algumas pessoas insistem em adiar a ida ao dentista mesmo sentido algum tipo de incomodo nos dentes. Esse adiamento acaba comprometendo a saúde bucal, provocando intervenções mais evasivas, como uma extração, por exemplo. 

Hoje, o tratamento de canal confere aos dentistas uma maneira segura de salvar os dentes. E é sobre tratamento de canal que vamos falar. Aqui você vai entender…

  • Quais são os sintomas que indicam que é preciso de um tratamento de canal
  • Quando é indicada uma extração
  • Como é feito passo a passo ?(consultas,radiografias, enfim)
  • Se tratamento de canal dói
  • Quanto tempo demora para a execução desse tratamento
  • Qual é a durabilidade desse tratamento
  • Quais são os cuidados que deve-se ter para manter o canal perfeito

Um dos sintomas mais comuns que indica que o paciente precisará fazer um tratamento de canal é a dor de dente.

Normalmente começa com uma sensibilidade e vai aumentando, principalmente quando há contato com alimentos quentes. Outro sinal de indicação de tratamento de canal é uma fístula vista também como uma bolinha que estoura e sai pus, localizado normalmente na gengiva próximo ao dente, que pode ou não estar relacionado com dor.

Em alguns casos como fratura, mobilidade causada por doença periodontal, cárie extensa, entre outras, não serão mais indicado o tratados de canal, é sim indicado a exodontia do dente (extração).

O tratamento de canal é um procedimento que requer conhecimento, e sempre será executado pelo cirurgião dentista, pode ser feito em uma ou mais seções vai depender da questão de tempo de consulta ou da extensão da infecção.

Passo a passo para fazer o Tratamento de Canal 

Primeiro passo é fazer um Raio X de diagnóstico. Logo após, o paciente é submetido a anestesia local, depois de feito o acesso no dente, com instrumentos específicos é feito a localização e exploração dos canais. Um novo Raio X é realizado para verificar o comprimento do dente, depois a limpeza, modelagem dos canais, em seguida a obturação dos canais com material específico, finalizando a restauração do dente.

Durante o processo de tratamento de canal o cliente não sentirá dor, porque será administrado anestesia no local e após será avaliado a necessidade ou não de medicamentos, mas o mais comum é o cliente relatar um alívio de não sentir mais à dor.

O tempo de tratamento vai depender muito da característica do dente ou da técnica a ser empregada, pode ser uma sessão de média uma hora na técnica rotacional, até três sessões de trinta minutos usando técnica manual.

Uma vez que tratamento de canal foi realizado com sucesso não haverá mais a necessidade de ser retratado tendo os cuidados igual a outro dente, ele terá a mesma durabilidade de outro.

Pelo fato do dente já ter uma indicação de tratamento de canal, seja por motivo de cárie, fratura, etc..ou até mesmo pelo próprio acesso que é feito no dente, que pode, em alguns casos, fragiliza-lo, necessita-se muitas vezes de pinos intra canal que vão dar resistência para uma restauração e retenção para possível coroa dental(prótese ).

Veja aqui nesse vídeo como é realizado um tratamento de canal

Tratamento de Canal em Blumenau 

Há mais de 14 anos fazendo tratamentos de canal em Blumenau, percebi que ,várias extrações poderiam ter sido evitadas se os  pacientes não adiassem, por tando tempo, uma simples consulta.

Quer evitar a extração de um dente desnecessariamente?

Agende sua consulta conosco. Estaremos aqui para recebe-lo.

Forte Abraço

Facebook Comments
Alexandre Voltolini

Alexandre Voltolini

Dr. Alexandre Voltolini, natural de Blumenau, graduado em odontologia na Universidade de Blumenau – FURB. Pós-graduado em Ortodontia e especializado em Implantodontia.
Alexandre Voltolini

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *