Implante Dentário :Cuidados pós-operatório e recuperação

Implante Dentário :Cuidados pós-operatório e recuperação

Implante Dentário :Cuidados pós-operatório e recuperação

De fato,o sucesso de uma cirurgia de implante dentário não depende apenas de seu planejamento,mas dos cuidados pré e pós-operatório ,inclusive, esses fatores são fundamentais para prevenir qualquer tipo de complicação ,além de assegurar os resultados desejados.

Os cuidados devem ser cumpridos à risca ,e, pode acreditar , muitos pacientes não cumprem as orientações, o que pode comprometer seriamente a cirurgia.

Bom, para que não haja desculpas, abaixo estão algumas orientações e cuidados que devem ser tomados no pós-operatório de um implante dentário.

Se você vai fazer ou já fez o implante dentário se atente para isso.

Vamos lá ?

Entenda o porquê dos cuidados pós-operatório em uma cirurgia de implante dentário.

Por mais que seja simples,a cirurgia de implante dentário não deixa de ser um cirurgia ,e deve cumprir as normas para que seja bem sucedida.

Após qualquer procedimento cirúrgico,o corpo humano exige tempo para se recuperar e se regenerar.Por esse motivo é importante colocar em prática todos os cuidados e orientações no pós operatório.

Por isso, para facilitar, vou responder algumas dúvidas e dar as devidas orientações para os cuidados pós-operatório.

Qual  é período de recuperação após a cirurgia de implante dentário?

Aqui no nosso consultório, todos os pacientes que fazem as cirurgias tanto de enxerto quanto implantes dentários,recebem informativos sobre cuidados pré e pós-cirúrgico,ou seja, todos são detalhadamente informados dos cuidados pós operatórios que deverão realizar em casa . 

O repouso geralmente indicado é de no mínimo quarenta e oito horas, podendo levar até dez dias de atestado conforme o tipo de procedimento e a recuperação individual de cada cliente.

Qual é o ritmo de cicatrização após o implante? Quanto tempo vou ficar sem dentes?

Normalmente a cicatrização varia do local da cirurgia,do tipo de procedimento e dos cuidados que serão feitos no pós-cirúrgico. Seguindo sempre as orientações recomendadas você terá um bom pós-operatório sem dor, ou quaisquer outras intercorrências.

Se for enxerto ósseo leva em média oito meses de cicatrização. Já o implante na região superior o tempo de cicatrização é de seis meses, e na região inferior quatro meses. Lembrando que os pacientes no tempo de osseointegração ficam com dentes provisórios, cargas imediatas,até a confecção dos definitivos. Jamais saem sem dentes do consultório.

Vou tomar algum tipo de medicamento para dor?

Como já comentado, todo pós-operatório é importante para alcançar os objetivos da cirurgia. O paciente precisa tomar as medicações prescritas regularmente, evitando dores, inflamações, demais transtornos.

O que posso comer durante esse período(Alimentação)?

Dê preferência para alimentos líquidos e pastosos sempre frios. É importante também higienizar a região da cirurgia com muito cuidado para evitar qualquer tipo de contaminação.

Aqui, ensinamos o passo a passo para a higienização e manutenção dos implantes dentários.

Podem ocorrer complicações após a cirurgia de implante?

Sempre existe risco de contaminação em uma cirurgia, seja ela pequena ou grande, por isso é muito importante seguir as recomendações e tomar todos os medicamentos nos horários indicados, seguindo esta rotina você terá uma boa recuperação.

Quanto tempo terei que ficar de repouso?

O repouso geralmente indicado é de no mínimo quarenta e oito horas podendo levar até dez dias de atestado conforme o tipo de procedimento e a recuperação individual de cada cliente.Dê prioridade para ambientes frescos,bem ventilados e não faça nenhum tipo de esforço físico,assim sua recuperação será muito mais rápida.

Que tipos de sintomas posso sentir após o implante? É normal ? O que devo fazer ?

Com um implante bem sucedido não é comum sentir dores a não ser por outro motivo que esteja relacionado. Já com um implante inflamado, ou seja, que não teve a ósseontegração, é comum o cliente relatar pequeno desconforto. Quando aparece uma fistula drenando pus próximo ao implante é recomendado a sua remoção

É comum um aumento de volume (inchaço) no pós-cirúrgico, mas no decorrer do tempo isto não pode ocorrer, devendo ser investigada a causa do mesmo.

O implante não tem relação direta com dores de cabeça, mas tem que ser avaliada a oclusão do cliente, ou o fato de ter bruxismo que também conhecido como apertamento dos dentes.

Quando o implante apresenta algum sintoma do tipo latejando é provável que esteja com problema de integração, devem ser avaliadas as condições do mesmo.

 

Deu para compreender o quanto é importante seguir as orientações e cuidados depois da cirurgia?

Agora, não deixe de colocar em prática .O sucesso do seu implante dentário depende de você.

Para você que está querendo fazer um implante,mas está com dúvidas e precisa de maiores informações.Leia o nosso blog ou entre em contato conosco .

Ficaremos felizes em atende-lo.

Forte Abraço

 

Facebook Comments
Alexandre Voltolini

Alexandre Voltolini

Dr. Alexandre Voltolini, natural de Blumenau, graduado em odontologia na Universidade de Blumenau – FURB. Pós-graduado em Ortodontia e especializado em Implantodontia.
Alexandre Voltolini

10 thoughts on “Implante Dentário :Cuidados pós-operatório e recuperação

  1. Daniel Max

    Dr. fiz um implante do dente 21, percebi que foi muito rápido e simples, já estou com quatro dias da cirurgia feita, até agora tudo bem.Graças à Deus! estou seguinte tudo como mandou o medico, só estou com medo de voltar ao trabalho, porque pego ônibus e é num horário que o sol ta meio quente, tipo às 15hs, isso pode me fazer mal? Só lembrando que já estou no quarto dia pós cirurgia. Outra coisa….com quantos dias posso votar a ter relação sexual normalmente?

  2. Maria

    Boa noite , caso eu tenha q implantar 8 dentes superiores , ficarei sem dentes quantos dias? E é irei usar prótese dentária ou dentes provisórios?

  3. MARLENE COELHO BONFIM BARBOSA

    Gostaria de uma avaliação pois uso jaquetas e agora que fui trocar a dentista me aconselhou retirar a raiz dos dentes e implantar. Gostaria da opinião de outro profissional pois estou insegura

  4. explicação

    Oi, eu acredito esse é um ótimo website. Eu irei visitarei de novo
    já que seu site salvo. Dinheiro e liberdade é
    o melhor caminho para a mudança, talvez você terá bastante sucesso
    e continuará à guiar outras pessoas.

  5. irany

    boa tarde Doutor Alexandre .e normal depois do impante senti dor na face e dormência na mão eu extraiu e e colocou parafuso pra implantar

  6. Enilda Martins de Paula

    Boa noite Dr gostaria de ter uma orientação sobre implante dentario. Fiz a cirurgia para implante de carga direta na parte inferior e já faz 38 dias e ainda não tô conseguindo mastigar direito . E até ao encostar a língua dói isso é normal? Eu liguei para o consultório pra marcar com a dentista que tá fazendo meu implante mas a mesma disse que só tem vaga na semana que vem é terei que pagar uma consulta no valor de 100.00 isso é normal? Desde já agradeço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *